Informações Técnicas

 
Mosaico HidráulicoMosaico_Hidraulico_2.html
CatálogoCatalogo.html
GaleriaGaleria_p.html
Informações Técnicas
Sobre NósSobre_Nos.html
ContactoContacto.html

Para obter o melhor resultado deverá contratar-se um ladrilhador profissional.

Conselhos práticos:



O modo tradicional de colocar o mosaico hidráulico é com “junta seca” / ou junta mínima.


Os mosaicos hidráulicos são facilmente cortados com discos serra de diamante arrefecidos a água.


Nos casos em que os mosaicos são destinados a revestir paredes de chuveiros, pavimentos de casas de banho ou terraços, recomenda-se o isolamento prévio com produtos destinados para esse efeito, de forma a prevenir infiltrações de água pelas juntas.


Utilizando o betume para as juntas da Projecto Mosaico, da mesma cor que os mosaicos, a estereotomia não é tão evidente.

Montagem


Materiais:


Cimento cola, máquina de cortar ladrilhos com disco de diamante, espátula dentada nº 8-10, balde com água limpa e esponja.


  1. 1.Assegurar que a superfície a ser revestida encontra-se nivelada e limpa.


  1. 2.Espalhar cimento cola em ambas as superfícies com a ajuda da espátula dentada.


  1. 3.Colocar os mosaicos à mão, evitando danificar as arestas. Não utilizar um martelo de borracha nem qualquer outro instrumento para bater nos mosaicos, garantindo o seu posicionamento e nivelamento exclusivamente com as mãos.


  1. 4.É importante lavar com água limpa qualquer resto de cimento cola que fique na superfície do mosaico antes que seque.


  1. 5.Não pisar os ladrilhos antes do cimento cola estar seco. Habitualmente demorará um a dois dias.

Betumagem


Materiais:


Betume Projecto Mosaico na mesma cor dos mosaicos, balde com uma solução de água e sabão gordo indicado para pedra calcária, esponja, balde com água limpa e uma talocha de borracha para juntas.


  1. 1.Preparar a pasta de juntas. A consistência não deverá ser muito fluída, mas fluída o suficiente de forma a garantir a sua penetração nas juntas.


  1. 2.Se o trabalho tiver várias cores de grande contraste (ex. preto/branco) pode ser vantajoso proteger os mosaicos com um produto selante  (hidrófugo ) antes de betumar. Se não, basta lavar a superfície dos mosaicos com a espuma de sabão, precavendo assim que a pasta de junta penetre na porosidade do mosaico. Antes de secar, verter o betume sobre as juntas a tapar, e com a ajuda de uma talocha de borracha espalhá-la de forma a encher as juntas. a talocha deverá mover-se na direcção diagonal à junta. Pode ser necessário repetir a operação uma segunda vez para garantir que todas as juntas fiquem completamente preenchidas e niveladas com os mosaicos..


  1. 3.Remover qualquer resíduo de betume da superfície do mosaico antes deste secar.


Deixar secar bem os revestimentos acabados. Poderá demorar vários dias, dependendo das condições climatéricas. Os mosaicos deverão recuperar a cor original.


Proteger o seu revestimento novo, com material adequado, enquanto outros trabalhos progridem na obra.

Tratamento preventivo

Os mosaicos hidráulicos são fornecidos sem qualquer tratamento. De forma a protegê-los é muito importante tratá-los de forma correcta, com um produto repelente à água e contra manchas de gordura.


Garantir que os mosaicos se encontram completamente secos e de que recuperaram a sua cor inicial. Vários produtos no mercado garantem protecção total. As instruções de aplicação desses produtos deverão ser rigorosamente seguidas.


Se optar por utilizar um produto alternativo, lembre-se que os ladrilhos deverão ser tratados como pedra mármore ou qualquer outra pedra calcária. Recomendamos fazer sempre um teste antes de aplicar, pois alguns produtos alteram a cor original dos mosaicos.


Se desejável, a cera pode ser utilizada para um acabamento mais sedoso. Muitas delas no entanto são miscíveis em água e por isso não adequadas para ambientes húmidos.


Manutenção


A manutenção deverá ser feita com uma solução de sabão indicado para pedras calcárias, Evitar lixívia e produtos ácidos. Caso tenha aplicado cera, numa situação de reposição deverá seguir as instruções do fabricante da mesma.


Ensaios



Montagem

Betumagem

Tratamento preventivo

Ensaios

Manutenção

PrEN 13748

Projecto Mosaico

Dispersão das dimensões:

Comprimento de uma aresta

Espessura

Tolerância de forma:

Flecha de uma aresta

Empeno

Resistência mecânica:

Tensão de ruptura

Resistência á abrasão (Capon Test)

Absorção de água

Capilaridade

Embalagem:

Peso / m² (17mm)

Peso / m² (14 mm)

Mosaicos / Caixa (205x205x215 mm)

Caixas / Palete (85x110x80 (LPA))


±0,3

−−−−−−−−


±0,3%

±0,3%


≥5 MPa

≤25,0 mm

≤8,0%

≤0,4 g/cm²


±0,2%

±2,5%


±0,2%

±0,3%


5 MPa

≤24,5 mm

7,60%

0,2 g/cm²


37,00 Kg

34,00 Kg

12 (17mm) 14(14mm)

60

Como EncomendarComo_encomendar.html